O poder na reportagem: uma construção discursiva multimodal

Leal, A. A. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

A comunicação social é comumente reconhecida como o quarto poder, juntamente com os três poderes de um estado democrático (Legislativo, Executivo e Judiciário). Isto por causa da forte influência que exerce na sociedade. De facto, a força mediática está na procura de analisar, denunciar e investigar os fatos que acontecem no mundo actual. Contudo, na actualidade, em que os valores são construídos numa lógica de mercado, os Media precisam antes de tudo se coadunar com os interesses políticos de determinados grupos sociais que os sustentam. Partindo dessa ideia central, este trabalho tem como objetivo verificar como se dá a construção do poder mediático a partir da análise discursiva e temática em textos do gênero reportagem em revistas publicadas no Brasil e em Portugal. Além disso, assume-se que os textos produzidos e reproduzidos na comunicação social configura-se como um lugar de eleição para a construção e manutenção das relações de poder (Fairclough, 2001). Teremos como base o quadro teórico da Análise Crítica do Discurso, com referência a autores como Kress (1997) e Fairclough (2001), numa conjunção com o Interacionismo SocioDiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2008). Para complementar, seguiremos o quadro teórico-metodológico da Semiótica Social (Kress e van Leeuwen (1996/2006). No intuito de atingirmos o nosso objetivo, esta apresentação será dividida em duas partes: na primeira parte, centrar-nos-emos na apresentação dos quadros teóricos da ACD e do ISD, procurando efetuar uma inter-relação entre os conceitos de poder e sua expressão na Organização Temática e Discursiva; na segunda parte, concluiremos, refletindo sobre como o modo de representação discursiva e temática configurase numa relação de poder que ambiciona determinar posicionamentos ideologicamente aceitáveis. Como resultado da nossa análise, esperamos contribuir para um estudo sobre a construção de ideologias pela comunicação social e para mostrar de que modo o impacto desta construção ideológica configura-se como um exemplo de Hegemonia.
Period12 Jul 2018
Event titleCongresso Internacional Linguagens de Poder: null
Event typeConference
LocationBraga, Portugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • discurso mediático
  • multimodalidade
  • texto multimodal
  • género textual