A atriz e a relação com o diretor de fotografia na rodagem de um filme, entrevista a Teresa Madruga

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

Abstract

Esta entrevista tem como tema central a relação que se estabelece entre uma atriz e um diretor de fotografia na rodagem de um filme. Mostra-se o trabalho e a relação que se estabeleceu entre a atriz Teresa Madruga1 e o diretor de fotografia Acácio de Almeida nas rodagens dos filmes Quaresma (2003), de José Álvaro de Morais, Silvestre (1981), de João César Monteiro, e Dans la Ville Blanche (1983), de Alain Tanner.
O papel de protagonista no filme do suíço Alain Tanner Dans la Ville Blanche (1983) valeu a Teresa Madruga o reconhecimento internacional, ganhando o prémio Sete de Cinema pela melhor interpretação feminina. Em 1995, apareceu ao lado de Marcello Mastroianni no filme Afirma Pereira (1996), de Roberto Faenza. É de salientar ainda o prémio de melhor atriz no Festival du Court Métrage de Clermont–Ferrand pela sua interpretação em D'Aprés Maria (1987), de Jean Claude Robert, filme também nomeado para os British Academy Awards e para os Prémios César do Cinema Francês.
Acácio de Almeida, uma das figuras mais emblemáticas da história do cinema português com renome internacional, trabalhou com grandes realizadores, tais como António Reis, Raúl Ruiz, João César Monteiro, Teresa Villaverde e Alain Tanner. O seu trabalho esteve na base do sucesso que muitos filmes obtiveram. “Artesão da luz”, tem particularidades que o diferenciam e que o tornamúnico na invenção de meios e no acto criativo. Acácio de Almeida iniciou e formou os primeiros olhares de muitos autores do cinema português. Entre eles, João César Monteiro, João Botelho e António da Cunha Telles. As experiências artísticas de Acácio de Almeida são únicas e de uma riqueza singular. A sua obra e a sua visão do cinema como arte colectiva são fundamentais para se conhecer a evolução da linguagem cinematográfica e histórica do cinema português.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)n/a
JournalLa Fúria Umana, International and Multilanguage Journal of History and Theory of Cinema
Issue number33
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • n/a

Cite this