A livraria renascentista de D. Teodósio I, duque de Bragança

Research output: Book/ReportBook

5 Downloads (Pure)

Abstract

Estudo da livraria de D. Teodósio I (1510?-1563), 5.º duque de Bragança, efetuado com base na cópia seiscentista do Inventário de Bens da Casa de Bragança que entre os 6000 itens incluía cerca de 1600 livros. Procura traçar a fisionomia, características e linhas-de-força daquela livraria, entretanto dispersa, enquadrando-a nas dinâmicas culturais do século XVI em Portugal, designadamente das cortes régia e ducal.
Apesar da informação deficiente, lacunar ou deturpada do Inventário, este estudo identifica cerca de 900 das 1600 das obras da livraria, referenciando-as a exemplares existentes nas bibliotecas patrimoniais portuguesas, em particular da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa.
A livraria de D. Teodósio I surpreende pela atualidade, pois inclui um importante conjunto das edições mais recentes dos prelos da Europa, o que demonstra que a Casa de Bragança possuía uma rede de contactos e agentes nos circuitos europeus de aquisição do livro. Pela dimensão, variedade e atualidade, a livraria de D. Teodósio I emerge, assim, na primeira metade do século XVI, não só como a maior coleção de livros em Portugal mas como uma das grandes coleções de livros da Europa do tempo.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBiblioteca Nacional de Portugal
Number of pages385
ISBN (Print)9789725655771
Publication statusPublished - 2016

Cite this