Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

Abstract

No presente texto procura-se contribuir para a discussão dos processos de supervisão e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da análise dos pôsteres elaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores. Na análise retomaram-se os objetivos da formação em supervisão concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussão dos resultados destaca-se a importância atribuída ao processo supervisivo, reforçando a relevância da dimensão relacional neste processo. Menos expressivos são os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em análise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensões relativas ao conhecimento do conteúdo, do currículo, didático, pedagógico e reflexivo. A dimensão relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.
Original languageUnknown
Pages (from-to)503-524
JournalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Volume20
Issue number76
DOIs
Publication statusPublished - 1 Jan 2012

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