Antero de Quental. Poesia III. Poemas Dispersos, Alterados ou Destruídos: Edição Crítica

Translated title of the contribution: Antero de Quental. Poesia III. Poems Dispersed, Altered or Distroyed: Critical Edition

Research output: Book/ReportBookpeer-review

Abstract

Eis a Poesia Completa de Antero de Quental pela primeira vez reunida na sua integridade e na sequência em que foi escrita ou publicada: a poesia «de combate» e «de amor e fantasia» (I, Odes Modernas e Primaveras Românticas); a poesia da «essência mais funda das coisas» (II, Sonetos Completos); e a poesia «indistinta» que, entre altos e baixos, foi acompanhando o poeta ao longo de toda «uma vida moralmente tão agitada e dolorosa» (III, Poemas Dispersos, Alterados ou Destruídos).

Esta edição reproduz, para além dos textos finais – da mão do autor ou por ele publicados, salvos da destruição por amigos, ou reconstituídos filologicamente –, toda a informação que foi possível reunir sobre o processo genético dos poemas, a sua variação entre testemunhos manuscritos e impressos, e os locais e circunstâncias em que foram publicados. E concretiza, de certa maneira, um projecto que Fernando Pessoa concebeu para a edição da poesia de Antero de Quental – constituindo, por isso, uma homenagem aos dois maiores vultos da poesia portuguesa moderna, e a revelação de que Pessoa não seria aquilo que é se antes dele não tivesse existido Antero.
Translated title of the contributionAntero de Quental. Poesia III. Poems Dispersed, Altered or Distroyed: Critical Edition
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherAbysmo
Number of pages424
ISBN (Print)978-989-8688-60-6
Publication statusPublished - Jul 2018

Fingerprint Dive into the research topics of 'Antero de Quental. Poesia III. Poems Dispersed, Altered or Distroyed: Critical Edition'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this