Belo Horizonte, Brasília e Lisboa: Observando processos de gentrificação

Rachel de Castro Almeida, Sávio Guimarães, Patricia Pereira

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

As estratégias de gentrificação, ou enobrecimento urbano, revelam assimetrias de poder e dominações de ordem econômica, social e cultural que enfatizam ou reinventam os processos de produção de desigualdades socioespaciais. Iniciativas esparsas conduzidas pelo mercado para a reapropriação e revitalização de zonas centrais nas décadas de 1970 e 1980, nas grandes cidades norte-americanas e europeias, ganham consubstancialidade de política urbana nos anos 90, configuradas a partir das técnicas de planejamento estratégico associadas ao marketing urbano, e a gentrificação em breve se torna uma estratégia urbana global. Há nessas reconfigurações espaciais um alarde em torno da criação de uma espacialidade diferenciada. Vários estudos indicam que nessa dinâmica de enobrecimento os resultados remetem à produção de um espaço segregado, associado às práticas globais de consumo, a alterações nos padrões de sociabilidade, à homogeneização de paisagens comerciais e residenciais e à destradicionalização das práticas locais.

Esse processo é geralmente marcado por um conjunto de tensões que atuam de forma concomitante, demonstrando as dinâmicas que conformam a vida urbana. Tendo em vista este pano de fundo, o principal objetivo deste ensaio é abordar três estudos de caso: o Mercado Central de Belo Horizonte, as quadras residenciais e comerciais 412/413 da Asa Norte de Brasília e a Rua Poço dos Negros, em Lisboa. Esta pesquisa ainda em fase exploratória que recorre à etnografia para compreender as atuais atividades comerciais empreendidas nesses espaços, o modo como o cotidiano é vivenciado, seus principais usuários, suas trocas materiais e simbólicas.

As conclusões iniciais sugerem que esses espaços se caracterizam pelo fato de evidenciarem historicamente múltiplas tendências e processos sociais, econômicos e culturais que se reelaboram continuamente, demonstrando dinâmicas dialéticas de gentrificação e resistência cotidiana.
Original languagePortuguese
Title of host publicationSegregación socio-espacial en las ciudades latinoamericanas
EditorsJulio Caldéron Cockburn, Sebastian Aguiar Antía
PublisherTeseoPress
Pages223-251
Number of pages28
ISBN (Electronic)9877232154
ISBN (Print)9789877232158
Publication statusPublished - 2019

Keywords

  • Gentrificação
  • Espaços comerciais
  • Transformações urbanas

Cite this