Construção coletiva do conhecimento: reflexão a partir da plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

4 Downloads (Pure)

Abstract

Este artigo é o primeiro contributo para mapear os conteúdos partilhados pelos membros da plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis da qual fazem parte 270 membros (julho 2019). Defendemos que a complexidade dos sistemas alimentares exige estruturas de aprendizagem coletiva baseadas em comunidades de prática como a plataforma Alimentar Cidades Sustentáveis. De junho de 2018 a julho de 2019 foram partilhados 360 emails que espelham os domínios de interesse dos membros que fazem parte da plataforma. Através dos conteúdos partilhado nos emails estabelece-se um contributo individual para a construção da visão coletiva do sistema alimentar que norteia este grupo.
Com base na triangulação de três glossários existentes, foi selecionada a grelha de palavras e conceitos listados na publicação Francesa “Les 101 mots de L`agriculture Urbaine” (Laureau, 2016) como referente. Das 99 palavras ou conceitos listados, 68 estavam presentes nos emails partilhados pelos membros da plataforma nacional. Este resultado expressivo comprova que a plataforma cumpriu a sua missão i.e. fomentar a partilha de conhecimento no âmbito dos sistemas alimentares em Portugal.
Em síntese, os resultados reforçam a importância de comunidades de prática multi-atores e multissetorial na facilitação da construção coletiva de conhecimento, a partir dos conteúdos individuais dos membros. Os promissores resultados alcançados lançam o desafio de construir um glossário Português sobre os sistemas alimentares, que contribua para refletir, consolidar e fortalecer os conteúdos partilhados ao longo de um ano de atividade da plataforma Alimentar Cidades Sustentáveis.
Original languagePortuguese
Title of host publicationA Agricultura e os desafios societais para o período 20-30
Subtitle of host publicationAtas do IX Congresso da APDEA/ESADR 2019
EditorsMaria Leonor da Silva Carvalho, Ana Alexandra Marta-Costa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA)
Pages869-884
Number of pages16
ISBN (Print)978-972-8552-07-7
Publication statusPublished - Jul 2020
EventIX Congresso da APDEA/ESADR 2019 - Lisboa, Portugal
Duration: 15 Oct 201918 Oct 2019

Conference

ConferenceIX Congresso da APDEA/ESADR 2019
CountryPortugal
CityLisboa
Period15/10/1918/10/19

Keywords

  • Comunidade de prática
  • Sistema alimentar
  • Conhecimento coletiva
  • Portugal
  • Glossário
  • Communities of practice
  • Food system
  • Collective knowledge
  • Glossary

Fingerprint Dive into the research topics of 'Construção coletiva do conhecimento: reflexão a partir da plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this