Estudo numérico do comportamento dinâmico de um reservatório hidropneumático

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Abstract

Neste trabalho estuda-se a resposta de um reservatório hidropneumático (também designado por Reservatório de Ar Comprimido, RAC) a um regime transitório provocado por um fecho instantâneo de uma válvula. O sistema hidráulico é simulado recorrendo a um modelo numérico que tem por base o método das características. O modelo do RAC é introduzido como uma condição de fronteira numa extremidade da conduta. Nessa secção impõe-se a compressibilidade do ar através de uma lei politrópica e permite-se a definição de perdas de carga simétricas ou assimétricas nas condutas de ligação entre a conduta principal e o RAC. Inicialmente estuda-se a influência da relação entre os volumes do RAC e da conduta a proteger, nas pressões extremas a que o sistema fica sujeito. Seguidamente testa-se a eficiência, na redução das pressões extremas, da introdução de perda de carga, simétrica e assimétrica, na tubagem de ligação entre o reservatório e a conduta principal. Como resultado da globalidade das simulações propõe-se um método iterativo, alternativo aos métodos clássicos baseados nos ábacos de Vilbert e de Parmakian, que permite optimizar a dimensão do RAC bem como o valor das suas perdas de carga.
Original languageUnknown
Title of host publicationConferencia Nacional em Mecânica dos Fluidos e Energia
Pages10
Publication statusPublished - 1 Jan 2012
EventIV Conferencia Nacional em Mecânica dos Fluidos e Energia -
Duration: 1 Jan 2012 → …

Conference

ConferenceIV Conferencia Nacional em Mecânica dos Fluidos e Energia
Period1/01/12 → …

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