O CLERO NATIVO NA DIOCESE DE CABO VERDE (1533- 1755)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

A nossa proposta de comunicação propõe fazer uma apresentação do nosso projeto de tese de doutoramento em História da Expansão Portuguesa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa, sob o tema “o clero nativo da diocese de Cabo Verde (1533- 1755)”. O estudo pretende traçar o perfil do clero natural da diocese de Cabo Verde, desde da sua criação em 1533 até a saída do bispo D. frei Pedro Jacinto Valente (1754- 1774) da catedral de Santiago, instalando-se na ilha de Santo Antão em 1755. A nossa investigação visa estudar a crioulização do clero cabo-verdiano, a criação e implementação de um grupo clerical nativo e de origem africana. Estes “padres da terra” aparentavam ser a melhor via para a envangelização da região continental do bispado. Importa-nos estudar este grupo social, como parte integrante da sociedade cabo-verdiana, debruçaremos sobre a vida religiosa, o estudo da organização e funcionamento deste corpo clerical. Debruçaremos sobre questões relativas a educação e formação religiosa do clero, das tentativas para a implementação de uma instituição de ensino nas ilhas ou em Portugal vocacionada para a sua formação de religiosos oriundos do arquipélago e da Guiné.
O estudo deste grupo clerical ilhéu e africano proporciona a oportunidade, de analisar a sua formação desde da sua origem, acompanhando a sua evolução e consolidação. Possibilita-nos estudar e compreender os meandros da sua criação em articulação com a história do arquipélago cabo-verdiano, da presença portuguesa na costa ocidental africana e da própria história da Igreja. Este estudo pretende contribuir para a conhecimento da implementação do catolicismo na sociedade crioula cabo-verdiana, propomos abordar este tema, explorando três campos de ação: campo social, educacional e religioso.
Original languagePortuguese
Title of host publicationATAS DO COLÓQUIO INTERNACIONAL CABO VERDE E GUINÉ-BISSAU
Subtitle of host publicationPERCURSOS DO SABER E DA CIÊNCIA
EditorsAna Cristina Roque, Maria Manuel Torrão, Vítor Rosado Marques
Place of PublicationLisboa
Publisher Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT)
Pages1-11
Number of pages11
ISBN (Electronic)978-989-742-004-7
Publication statusPublished - 2013
Eventcolóquio internacional "Cabo Verde e Guiné-Bissau: percursos do saber e da ciência" - ISCSP-UTL, Lisboa, Portugal
Duration: 21 Jun 201223 Jun 2012
http://capp.iscsp.ulisboa.pt/pt/eventos/congressos-conferencias/item/645-coloquio-internacional-cabo-verde-e-guine-bissau-percursos-do-saber-e-da-ciencia-21-23-jun

Conference

Conferencecolóquio internacional "Cabo Verde e Guiné-Bissau: percursos do saber e da ciência"
CountryPortugal
CityLisboa
Period21/06/1223/06/12
Internet address

Keywords

  • Cape Verde Islands
  • Cabo Verde
  • Guiné
  • Clero
  • Crioulização
  • Expansão

Cite this