Previsão de alterabilidade relativa entre granitos negros a partir de lixiviação ácida acelerada

Ely Cavalcanti, E. A. Menor, J. N. Araújo Neto, Joaquim Simão

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

1 Downloads (Pure)

Abstract

A performance relativa entre “granitos negros” foi estudada através de ensaios de lixiviação acelerada sobre corpos de prova submetidos a imersão total numa solução de 300 ml de H2SO4 (pH = 3), ao longo de 8 ciclos de 15 dias. Nos intervalos de cada ciclo foram medidos os brilhos a seco de faces polidas, antes da imersão seguinte dos corpos de prova (5 x 5 x 2 cm) em solução ácida renovada. Os valores de pH foram determinados nas soluções residuais filtradas (< 0,45 µm) de cada ciclo. O comportamento destas variáveis foi interpretado em termos da dinâmica do processo reativo hidrolítico agindo sobre as composições mineralógicas das rochas testadas, inferindo-se a progressão do estado estético dos corpos de prova por suas perdas relativas de brilho, comparadas aos brilhos iniciais em suas faces polidas. Os resultados em escala de bancada sugerem a viabilidade da previsão comparativa da performance entre esses produtos, considerando-se os seus aspectos estéticos observados em revestimentos externos, sob condições intempéricas e tempos de aplicação similares.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLivro de Atas do XIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica (XIV CGPLP/XIX SG)
PublisherXIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa XIX Semana de Geoquímica
Pages207-212
Number of pages5
Publication statusPublished - 2018
EventXIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica (XIV CGPLP/XIX SG) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
Duration: 25 Mar 201829 Mar 2018

Conference

ConferenceXIV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XIX Semana de Geoquímica (XIV CGPLP/XIX SG)
CountryPortugal
CityVila Real
Period25/03/1829/03/18

Keywords

  • Granitos negros
  • lixiviação ácida
  • alteração de rochas ornamentais

Cite this