Química – Uma ciência experimental

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

Este projecto foi executado no Departamento de Química da Faculdade
de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) em
colaboração com 8 escolas Secundárias do Distrito de Setúbal, de 3
concelhos diferentes: Almada, Seixal e Alcochete. As actividades
laboratoriais dos programas do ensino secundário do 10º, 11º e 12º anos
executados foram os seguintes: Segurança em Laboratório; Reacção
Redox – Vanádio; Determinação da concentração total de cálcio e
magnésio no leite por complexometria; Equilíbrio redox: a equação de
Nernst; Estudo cinético da catalase isolada a partir da batata; Preparação
de um sabão; Síntese de Polímeros; Trabalho em vidro; Gastronomia
molecular; Purificação no estado líquido: destilação simples e
fraccionada; Efeito de Tyndall; Síntese do ácido acetilsalicílico (aspirina)
e análise por TLC do produto obtido. No total, o número de estudantes
envolvidos nas actividades foi de 703, com uma média de 19 estudantes
por sessão, durante 34 sessões de 2,5 horas cada. Neste projecto
estiveram envolvidos 15 docentes da FCT/UNL. É apresentada a avaliação
qualitativa e quantitativa desta acção feita pelas escolas secundárias. O
grau de satisfação obtido foi muito elevado.
Original languagePortuguese
Title of host publicationExperiências de Inovação Didática no Ensino Superior
Publication statusPublished - 2015

Keywords

  • escolas secundárias
  • experiências
  • laboratório
  • trabalhos práticos
  • química

Cite this