TY - JOUR
T1 - Segundas Residências e Turismo Residencial: Novas Formas de Habitação, Novo Mercado Imobiliário * Second homes and residential tourism: New forms of housing, new real estate market
AU - Roca, Maria Nazaré Amorim de Oliveira
N1 - Oliveira, José António; Roca, Maria de Nazaré Oliveira; Roca, Zoran (2013), “Segundas Residências e Turismo Residencial: Novas Formas de Habitação, Novo Mercado Imobiliário”, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, Volume 32, Issue 1, 2013, Pages 57-72. ISSN 1645-586X (indexada no SCOPUS. WEBQUALIS e EconLit)
|Scopus ID: 84874028949
PY - 2013/1/1
Y1 - 2013/1/1
N2 - O objetivo deste artigo é contribuir para a discussão sobre a evolução do mercado habitacional em Portugal e o papel da expansão das segundas residências na sua dinamização. O forte crescimento das segundas residências, apesar de poder ser resultado da acumulação (com eventual abandono) de um parque edificado obsoleto, não deixa também de se poder constituir como um desafio para a revitalização do mercado imobiliário, não só do ponto de vista do alargamento da procura, mas também do encontro de novas formas de comercialização do que pode ser designado por “imobiliário turístico residencial”. Para além das fontes oficiais de informação estatística, serão também utilizados os resultados do processo de inquirição e entrevista obtidos no âmbito do projeto SEGREX – Expansão das Segundas Residências e Planeamento do Desenvolvimento Territorial em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no período de 2008-2012.
AB - O objetivo deste artigo é contribuir para a discussão sobre a evolução do mercado habitacional em Portugal e o papel da expansão das segundas residências na sua dinamização. O forte crescimento das segundas residências, apesar de poder ser resultado da acumulação (com eventual abandono) de um parque edificado obsoleto, não deixa também de se poder constituir como um desafio para a revitalização do mercado imobiliário, não só do ponto de vista do alargamento da procura, mas também do encontro de novas formas de comercialização do que pode ser designado por “imobiliário turístico residencial”. Para além das fontes oficiais de informação estatística, serão também utilizados os resultados do processo de inquirição e entrevista obtidos no âmbito do projeto SEGREX – Expansão das Segundas Residências e Planeamento do Desenvolvimento Territorial em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no período de 2008-2012.
KW - Segundas Residências
KW - Imobiliário Turístico
KW - Mercado Habitacional
KW - Turismo Residencial
M3 - Article
VL - 32
SP - 57
EP - 72
JO - Revista Portuguesa de Estudos Regionais
JF - Revista Portuguesa de Estudos Regionais
SN - 1645-586X
IS - 1
ER -