Abstract
Partindo, assim, do princípio de que a instrução pode facilitar a aquisição de uma segunda língua e considerando também que, em particular, os estudantes adultos beneficiam tanto com o desenvolvimento de conhecimento implícito como explícito para serem capazes de usar a língua-alvo em contextos reais de comunicação, no presente artigo iremos analisar de que modo o ensino formal pode maximizar este processo, destacando, em termos de abordagens pedagógicas, o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas que, de acordo com alguns estudos longitudinais, é globalmente melhor e cria contextos mais propícios à aquisição do que a metodologia baseada na apresentação, prática e produção, que atualmente tende a ser predominantemente adotada nos cursos de línguas.
Translated title of the contribution | The role of implicit and explicit mechanisms and second language acquisition: : Pedagogical implications |
---|---|
Original language | Portuguese |
Pages (from-to) | 7-25 |
Number of pages | 18 |
Journal | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Volume | 49 |
Issue number | 2 |
Publication status | Published - 2015 |
Keywords
- Conhecimento explícito da lingua
- Conhecimento implícito da língua
- Task based language learning
- Portuguese as a Second Language