Transformação digital e competências digitais: estratégias de gestão e literacia

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

27 Downloads (Pure)

Abstract

A Estratégia Europa 2020, enquanto quadro de referência para o crescimento e emprego, visa criar as condições para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da União Europeia (UE) durante a década em curso, de forma a ultrapassar as deficiências estruturais da economia, melhorar a sua competitividade e produtividade e garantir uma economia social de Mercado sustentável. O rápido processo de digitalização da sociedade tem sido gerador de mudanças estratégicas tornando-se essencial garantir que os cidadãos/cidadãs possuem as competências digitais que permitam participar nas oportunidades digitais e atenuar o risco de exclusão.
O debate em torno do investimento em capital humano e do desenvolvimento de competências na denominada transformação digital caracteriza-se pela atenção dada à velocidade da mudança e inovação (4.0), à convergência tecnológica e à corresponsabilização de atores públicos e privados para criar o talento necessário para enfrentar os desafios do mundo digital.
Tendo como objetivo participar nesse debate e demonstrar a importância da gestão de talento e da transversalidade da literacia digital, esta comunicação enquadra-se na linha de investigação interdisciplinar da Inovação 4.0, discutindo a necessidade das organizações alargarem as suas redes de aprendizagem através da participação do cidadão. São analisadas três dinâmicas de gestão na transformação digital: os efeitos nos instrumentos de políticas públicas; a valorização da gestão do talento no combate ao gap de competências digitais e o papel dos espaços de cidadania ativa, como a Ciência do Cidadão e os living labs.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLiteracia, Media e Cidadania
Subtitle of host publicationLivro de Atas do 4.º Congresso
EditorsSara Pereira, Manuel Pinto
Place of PublicationBraga
PublisherCECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
Pages386-398
Number of pages13
ISBN (Print)978-989-8600-71-4
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Transformação digital
  • Gestão do talento
  • Competências digitais
  • Cidadania

Cite this