Vedetas Precisam-se: o papel da revista Rádio e Televisão na criação de novos intérpretes em Portugal no início da década de 1960.

Research output: Contribution to journalArticle

5 Downloads (Pure)

Abstract

Até ao início da década de 1960 a imprensa escrita, especialmente a que se dedicava de uma forma mais evidente ao mundo do espetáculo, desempenhava um importante papel na divulgação do trabalho desenvolvido por músicos, produtores musicais, editoras discográficas, entre outros. A publicação de notícias, críticas, entrevistas, ou reportagens ligadas ao campo musical, foram importantes não só por dar a conhecer a atividade em torno da música, como também por permitir o acesso a informação que não surgia noutros meios de comunicação.
Na década de 1950 a imprensa escrita ganharia maior visibilidade ao organizar concursos musicais com base em intérpretes que já tinham as suas carreiras consolidadas, como por exemplo, o concurso das Rainhas da Rádio e da Televisão por parte da revista Flama.
Contudo, a organização do concurso Vedetas Precisam-se, por parte dos responsáveis da revista Rádio e Televisão, que teve como principal objetivo encontrar novos intérpretes, foi um marco importante. Embora não sendo o primeiro evento competitivo organizado pela imprensa escrita, foi o primeiro em que se procurou criar novos artistas.
Deste modo, a organização do concurso Vedetas Precisam-se em 1961, redefine o papel da imprensa escrita no meio mediático, ao tornar-se criadora de fluxos musicais. Embora o concurso fosse apenas o primeiro passo para atingir o objetivo pretendido, pois não era possível criar vedetas sem a colaboração de outros meios de comunicação, como por exemplo a rádio, televisão ou a indústria discográfica, este foi um evento que permitiu que jovens desconhecidos do mundo artístico tivessem a oportunidade de pisar os principais espaços de espetáculos portugueses, bem como estarem presentes nos diferentes meios de comunicação, ou seja, tornarem-se vedetas.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)183-210
Number of pages28
JournalCuadernos de Etnomusicología
Issue number10
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Imprensa escrita,
  • Concursos musicais
  • Vedetas Precisam-se
  • Rádio e Televisão
  • Media

Cite this